segunda-feira, 16 de agosto de 2010


Simples diagrama dos vasos sanguíneos de um humano.

Os vasos sanguíneos são órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo da maior parte dos seres-vivos, como o ser humano, por onde circula o sangue: artérias, arteríolas, vênulas, veias e capilares.

As artérias, arteríolas, veias e capilares sanguíneos, em conjunto, têm o comprimento de 160 000 km.

São artérias que dão passagem ao sangue. O sangue é lançado na artéria aorta. Ela se ramifica e forma artérias menores que se distribuem ao corpo, elas se chamam arteriólas, elas se ramificam pelo corpo e viram menores ainda (microscópicas) e são chamadas de capilares.

Artéria

Artérias são vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo. Elas se contrastam com as veias, que carregam sangue em direção aos átrios do coração.

O sistema circulatório é extremamente importante para a manutenção da vida. O seu funcionamento adequado é responsável por levar oxigênio e nutrientes para todas as células, assim como remover dióxido de carbono (CO2) e produtos metabólicos, manter o pH ótimo, e a mobilidade dos elementos, proteínas e células do sistema imune. As duas principais causas de morte em países desenvolvidos, o infarto do miocárdio e o ataque cardíaco, podem ser resultado direto de um sistema arterial que tenha sido lentamente e progressivamente comprometido pelos anos de deterioração

.

Descrição

O sistema arterial é a porção de alta pressão do sistema circulatório. A pressão arterial varia entre a máxima pressão durante a contração cardíaca, chamada de pressão sistólica, e a mínima, ou pressão diastólica, entre as contrações, quando o coração descansa entre os ciclos. Essa variação de pressão nas artérias produz uma pulsação que é observável em qualquer artéria, e é um indicador da atividade cardíaca. A parede das artérias é espessa, formada de tecido muscular elástico. Artérias finas são chamadas de arteríolas. As veias são vasos que trazem o sangue para o coração.Internamente são providas de valvas que impedem o refluxo do sangue.Como artérias,também se ramificam em vasos de menor calibre,as vênulas.Tem paredes mais finas que artérias,porém seu diâmetro interno é maior.

Artérias pulmonares

As artérias pulmonares carregam sangue pobre em oxigênio (que recém retornou do corpo) para os pulmões, onde o dióxido de carbono é trocado por oxigênio.

Artérias sistêmicas

As artérias sistêmicas levam sangue para as arteríolas, e então para os capilares, onde os nutrientes e gases são trocados.

Artéria aorta

A aorta é artéria raiz do sistema arterial. Ela recebe sangue diretamente do ventrículo esquerdo do coração através da valva aórtica. Já que a aorta, que é a mais calibrosa do corpo, se ramifica em outras artérias, e essas artérias por sua vez também se ramificam, elas vão reduzindo sucessivamente o seu diâmetro, até virar arteríolas. As arteríolas suprem os capilares que por sua vez se transformam em vênulas.

Arteríolas

As arteríolas, as ramificações das artérias , ajudam a regular a pressão sanguínea e levar sangue aos capilares.

Arteríolas e pressão sanguínea

As arteríolas têm a maior influência coletiva tanto no fluxo sanguíneo local quanto na pressão sanguínea geral. Elas são os primeiros "esguichos ajustáveis" do sistema sanguíneo, nas quais a primeira grande queda da pressão ocorre. O balanço entre a pressão de saída do coração e a resistência periférica total, que se refere à resistência coletiva de todas as arteríolas do corpo, é o principal determinante da pressão sanguínea arterial em qualquer momento.

Capilares

Embora não sejam considerados artérias verdadeiras, os capilares são o local onde ocorre a ação mais importante do sistema circulatório: as trocas de gases e nutrientes.

Funções dos capilares

As hemácias circulam por dentro das artérias
Os capilares não têm musculatura lisa os envolvendo e apresentam um diâmetro menor do que o das células vermelhas do sangue (hemácias); uma hemácia tem aproximadamente 0,008 milimetros de diâmetro externo, ao passo que os capilares têm tipicamente 0,006 milimetros de diâmetro interno. Desta maneira, as hemácias têm de sofrer uma pequena deformação para poderem passar através dos capilares.

Arteríola

As arteríolas são vasos sanguíneos de dimensão pequena que resultam de ramificações das artérias. Através das artérias o sangue é libertado para os capilares. Regulam principalmente a resistência ao fluxo sanguineo, e, portanto, a pressão sanguínea periférica. O músculo está reduzido a algumas camadas, que se irradiam progressivamente. Embora as arteríolas possam ser pouco mais amplas que os capilares nos quais se abrem, distinguem-se destes pela retenção de um certo montante de músculo na parede. Os esfíncteres ao redor das aberturas dos capilares constituem o meio para determinar a fração do leito capilar, que se abre para perfusão em qualquer momento.

Vénula

Uma vênulaPB ou vénulaPE é um pequeno vaso sanguíneo que faz o sangue pobre em oxigênio retornar dos capilares para as veias. Participam nos intercâmbios entre os tecidos e o sangue e nos processos inflamatórios, e podem influenciar o fluxo de sangue nas arteríolas através da produção e secreção de substâncias vasoativas difusíveis.

As vênulas apresentam diâmetro de 0,2 a 1 milímetro e têm por três camadas: um endotélio composto de células epiteliais escamosas que agem como uma membrana, uma camada média de musculatura e tecido elástico e uma camada externa de tecido conjuntivo fibroso. A camada média é pobremente desenvolvida de modo que as vênulas têm paredes mais finas que as arteríolas. As venículas com diâmetro de até 50 nm apresentam estruturas semelhantes à dos capilares.

Veia

No sistema circulatório, uma veia é um vaso sanguíneo que leva sangue em direção ao coração. Os vasos que carregam sangue para fora do coração são conhecidos como artérias.

O estudo das veias e doenças das veias é conhecido como flebologia e é uma disciplina que vem sendo desenvolvida através de uma variedade de cientistas de diferentes áreas. A American Medical Association adicionou a flebologia à sua lista de especialidades médicas auto-designadas.

Função

As veias servem para levar o oxigênio dos órgãos de volta ao coração. Na circulação sistêmica o sangue oxigenado é bombeado para as artérias pelo ventrículo esquerdo até os músculos e órgãos do corpo, onde seus nutrientes e gases são trocados nos capilares, entrando nas veias contendo restos celulares e dióxido de carbono. O sangue pobre em oxigênio é recolhido pelas veias e levado até o átrio direito do coração, que transfere sangue para o ventrículo direito, onde é então bombeado para as artérias pulmonares e finalmente aos pulmões. Na circulação pulmonar as veias pulmonares trazem o sangue oxigenado dos pulmões para o átrio esquerdo, que desemboca no ventrículo esquerdo, completando o ciclo da circulação sanguínea.

O retorno do sangue para o coração é auxiliado pela ação do bombeamento de músculos esqueléticos, que ajudam a manter extremamente baixa a pressão sanguínea do sistema venoso.

Capilar sanguíneo

Os capilares sanguíneos, ou vasos capilares, são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células. Estes vasos estão em comunicação, por um lado, com ramificações originárias das artérias e, por outro, com as veias de menor dimensão. Os capilares existem em grande quantidade no nosso corpo. Podem deformar-se com muita facilidade e impedir a passagem de glóbulos vermelhos. A parede dos capilares é constituída por uma única camada de células que é a túnica íntima (ou interna) das artérias. É nas paredes dos capilares que ocorrem as trocas dos gases. Suas paredes são de tecido epitelial. Esses microvasos têm diâmetro entre 5 e 10 μm e conectam arteríolas e veias, possibilitam a troca de água, oxigênio, dióxido de carbono, vários outros nutrientes e resíduos químicos entre o sangue e tecidos ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário